Me chamo Leandra e sou apaixona pelas histórias da vida

Minha foto
Justo a mim coube ser eu...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pai

...para qualquer criança uma palavra tão fácil de aprender a escrever.
E para dizê-la, será fácil também? Sim. Costuma ser até uma das primeiras que todo bebê pronuncia, ainda que não assimilada de seu verdadeiro significado.
 
Para se dizer é preciso sentir, e sentir pressupõe interiorizar, vivenciar.
Toda criança, ao crescer, tem, no mínimo, três formas de pronunciar essa palavra.

Pai. Uma penosa e indiferente revelação de um nome, podendo ser qualquer nome, tanto faz, afinal, toda criança tem mesmo um pai. Tem?
Pai? Uma indagação indignada, irônica, doída da (des)proposital ausência paterna. Um desconhecido, um indiferente, de companhia, amor, cumplicidade, proteção.

Pai! Pai! Pai! Repetida por orgulho, o mesmo de quando se ganha uma corrida, se aprende a andar de bicicleta, a nadar sem bóia. Orgulho de si mesmo e orgulho do amigo de travessuras, do parceiro de imaginação, do incentivador para ajudar a levantar de um tombo e rir de si mesmo.

Todo pai já foi um menino. Mas a recíproca não é verdadeira – nem todo menino um dia será pai...especialmente um bom pai. E se tornando pai, que pai escolherá ser? Tantas são as escolhas, as possibilidades, as casualidades.
Carpinejar-filho encontra Carpinejar-pai. Quando pequeno, sofreu com a separação dos pais. Hoje, tenta fazer com que sua filha não sofra com igual distância, porque esteve dos dois lados da voz para compreender que o amor se faz indo e voltando.

Meu filho, minha filha é uma confissão do prazer que sente um homem ao se ver no outro, pequenino, e portanto também pequenino de novo mas agora pai, de quanta lembrança retorna de seus tempos de calção e pé no chão, de tanto de bom que viveu e precisa compartilhar, de tudo de ruim que passou e viu, e não quer para seus filhos.

Não é nada fácil ser pai, mas há algo nesta vida que seja fácil e bom ao mesmo tempo?
Rosemary Alves
Nunca publiquei aqui no blog nada que não fosse de minha autoria. O texto acima é o prefácio do livro Meu filho, minha filha do escritor Fabrício Carpinejar.
Para mim o tema é tão pertinente que valia a pena a reprodução nesse espaço e como pano de fundo para uma reflexão.
Aliás, essa é uma pauta sempre em voga para mim e já lidei com esse assunto de diferentes maneiras.
Lendo o texto, me identifiquei com a segunda definição: o cara ausente, indiferente de companhia e de amor, uma realidade tão doída e puxa, como já foi difícil.

Para qualquer criança é complicado lidar com o fato de que existe uma figura paterna, mas que não lhe dá a mínima e que simplesmente abre mão desse papel.
E por muito tempo não entendi essa distância, assumi como sendo minha culpa e concluí que eu não era boa o bastante para o meu pai. Essa insegurança se estendeu para vários campos da minha vida e precisei de ajuda para me livrar desse pensamento destrutivo.

Hoje, prestes a ter um filho, sei que vou vivenciar com ele esse prazer que me foi negado, o de ter um pai. Vou me deliciar com as aventuras que ele ainda vai experimentar ao lado da figura do homem que lhe dará incentivo, carinho e a mão quando ele cair.
Mal posso esperar...
“...meu filho, meu filho, te encontro de noite com os olhos enfunados, sábio, não choras de perdido e de fome. Os cabelos arregalados de espigas. Não pedes leite, colo, aconchego. Estás inteiro me reunindo. É como se me aconselhasses sem falar.
Tu e eu na noite como nunca antes. És meu filho e o pai que não tive, ou o filho que ainda não nasceu e tem o tempo livre para visitar meu ventre.”

Um comentário:

  1. Lindo o texto! Não sei se estou muito emotivo, mas quase chorei lendo. Lindo, lindo, lindo!!!

    ResponderExcluir