Me chamo Leandra e sou apaixona pelas histórias da vida

Minha foto
Justo a mim coube ser eu...

terça-feira, 24 de abril de 2012

Espelho, espelho meu

Em tempos de exposição exacerbada e de colocarmos nossa linda vida na vitrine das redes sociais, me pego novamente pensando acerca da vaidade.
Seria fácil dizer aqui que a vaidade tende a ser pura futilidade e ostentação, que é normal ficar gabando-se em frente ao espelho, brincando de contos de fadas, perguntando quem é a mais bela, o mais rico, a mais inteligente, o mais sarado.
Mas julgar e apontar o dedo não são formas muito eficazes de abordar um tema.
Eu mesma já me julguei como sendo da turma dos “não vaidosos”, pintei as unhas de vermelho só depois dos 30 anos, era avessa à maquiagem, sempre fui conservadora com os cabelos e com a maneira de vestir, exaltei muito mais os livros que lia do que a marca da roupa que usava, nunca fui do tipo de querer chamar a atenção. Mas mesmo essa maneira de andar na contramão e de viver à margem da moda, também são formas da mais pura vaidade.
E se pararmos para pensar, o que não é vaidade? A roupa que vestimos, o perfume que usamos, a comida que comemos, os lugares frequentados, o carro, a casa, os livros que lemos, tudo aquilo que consumimos e as pessoas com quem convivemos. Tudo isso é vaidade, é instável e é vão!
Consciente ou inconscientemente, tudo é pensado para atrair a atenção do outro. E ainda que sejamos o menos hedonista dos mortais, não podemos aceitar nada menos que a admiração e o orgulho alheio. E onde fica a inveja?
A famigerada inveja. Que ninguém sente. Não declaradamente.
A nossa cultura trata a inveja como um desvio de caráter. E as pessoas acabam por não as assumirem e assim as reprimem no inconsciente, juntamente com todas as emoções e sentimentos que não admitimos possuir.
A questão é que a inveja denuncia nossa condição de inferioridade. Mas não é um paradoxo impedir o ser humano de sentir o que ele já sentiu?
Quando nos damos conta, ela já está instalada. Acho que a grande sacada é saber o que fazer com ela.
Mas não me venha com essa de “inveja boa”, isso para mim é pura hipocrisia, é um disfarce que não funciona.
Que mundo doido. Olho para essas vitrines e penso o que de fato há por trás delas.
Não posso demonstrar fraqueza e nem devo despejar minhas dores e lamentações. Mas tampouco devo exaltar minhas conquistas e meus dotes físicos. Então enfim, qual o equilíbrio disso tudo?
E não me refiro apenas às redes sociais. Essa é apenas uma das vitrines. Digo da filosofia de vida. Da postura que devemos ter perante aos nossos valores.
O culto ao consumo me irrita, mas faço parte dele. Caio nessas armadilhas de enaltecer o restaurante de nome que frequentei, a viagem da moda, a roupa de grife. Quando vi já foi dito, já foi divulgado e já está estampado na minha vitrine também.
Mas tem como nadar contra essa maré?
Que prazer é esse que temos de nos exibir o tempo todo? E de parecer melhor que o outro, sempre!
É um vício perigoso. Que alimenta a ganância e a arrogância e nos torna cada vez mais prepotentes, exaltando todos os seus sinônimos como o abuso de poder, a opressão, a tirania e o despotismo.
Somos eternos pavões exibindo suas plumas. Mas que fique claro que as minhas são as mais coloridas e vibrantes, ok?
E aí, que tal assumirmos nossas invejas e vaidades e colocarmos tudo no devido lugar? Não, eu não quero ser melhor que você, não quero que você inveje minhas condições, mas tudo isso faz parte da condição humana.
Só precisamos ter cautela e não fazermos disso prioridade na nossa vida.
Então, assumo aqui minha "falsa modéstia", minhas fraquezas, ciúmes e despeitos. Mas também assumo que quero estampada na minha vitrine a vontade de ser uma pessoa melhor, com valores cada vez mais perenes e estáveis.

4 comentários:

  1. Excelente texto! Inspiradíssimo! Que maravilha!
    A Lelê voltoooooouuuu!!!!!!!!!
    Se cada vez que você ficar um tempo sem escrever e voltar inspirada desse jeito, não reclamo mais.
    Maravilhoso! Que seus leitores reflitam nas verdades dessas palavras!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fiquei feito um pavão agora, toda vaidosa! rs
    Obrigada Rafa, sua opinião é muito importante para mim.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito massa o texto, Leandra!
    :)
    Quanto ao teu comentário lá no meu blog, também vivo como na música de Djavan. Ia até te dizer "bem-vinda ao clube", mas tô doido é pra encontrar a porta de saída desse lugar...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Amei, amei!
    Ótimas palavras Le! Você tem o dom raro de escrever bem! Parabéns!
    Beeijoo :D

    ResponderExcluir