Me chamo Leandra e sou apaixona pelas histórias da vida

Minha foto
Justo a mim coube ser eu...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Qual a razão da emoção?


07h00 – O despertador do celular avisa que você precisa levantar. Ao mesmo tempo em que ele te alerta, ele pergunta (ou sugere): confirma ou soneca?
Só mais 10 minutinhos vai...
07h10 – Novamente a pergunta tentadora: soneca ou confirma?
A razão sabe que se você não levantar agora, fatalmente irá se atrasar. Já o lado emocional te provoca a vontade de curtir um pouco mais o edredom nesse dia frio.
A razão faz você pular da cama e se apressar.
A emoção pode fazer você chegar atrasado, ou nem chegar!
Em quantos momentos da nossa vida nos vemos nessa situação, divididos entre a razão e a emoção?
A diferença é que na maioria das vezes as decisões são mais complexas do que essa.
A impressão que eu tenho, pelo menos na minha vida, é que a emoção é quem guia a maioria das minhas decisões. Não deveria, mas é assim.
Penso que a emoção é completamente hedonista, ela te mostra o prazer das coisas e nos afasta do esforço.
Talvez esteja aí o segredo da tal zona de conforto. Que muitas vezes nem é tão confortável assim, mas algo no impede de sair dela.
É a emoção que fica com uma preguiça danada de sair da inércia.
Não se trata de indolência ou incapacidade, é simplesmente virar a chave na sua mente. E determinar objetivos concretos, estipulando data para começar e concluir e ser o mais específico possível. Para mim só funciona assim...e olhe lá!
A verdade é que só mudamos mesmo quando convencemos os dois lados: emoção e razão.

Caso contrário, você pensa em uma coisa e faz outra.
Você sabe o que é ‘certo’, mas a emoção te enlaça para outro caminho.
Puxa, quero mudar tanta coisa, quero tanto resistir “às sonecas” que a vida tão tentadoramente me apresenta, mas será que meu cérebro está realmente convencido disso?
Aliás, eu estou? 

                                     

Um comentário:

  1. É o anjinho e o diabinho que nossas mães (ou pelo menos a minha) ensinou que ficavam cochichando em nossos ouvidos. O anjinho te chama para o bom caminho e para fazer as coisas certas, obedecer a mamãe em primeiro lugar, lembra? O diabinho te leva a ser desobediente e infelizmente enfrentar as conseqüências disso. Você chamou de razão e emoção. Podemos também chamar de fazer a nossa própria vontade - geralmente egoísta - ou fazer o que é certo.

    ResponderExcluir