Me chamo Leandra e sou apaixona pelas histórias da vida

Minha foto
Justo a mim coube ser eu...

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Predicado verbal?

Ainda sobre o curso...

Primeira disciplina: língua portuguesa.

Ah, não poderia começar melhor!
Bico, bico. Essa está no papo. Todo mundo sabe que o conhecimento do idioma é inerente ao jornalista formado, mesmo que este não exerça a profissão.

Sempre me dei bem nesse quesito e por alguns instantes me esqueci das sábias palavras do meu amigo Marcão: “você vai perceber que na realidade não sabemos nada, ou quase nada!”.

Dito e feito. Pensar que era fácil foi um ledo e ingênuo engano.

Algumas vezes me sinto fazendo regressão. De volta à 5ª, 6ª, 7ª série. Para ter uma idéia, terminei o ensino médio aos 16 anos...Bom, já dá para imaginar quanto tempo faz que fiz a 5ª série!

Ditongo, hiato, adjunto adnominal, complemento nominal, predicativo do sujeito, aposto, vocativo, proparoxítona, mesóclise, predicado verbal?

Foi mesmo por essa língua extremamente complicada pela qual me apaixonei?

Ai, ai, o que de certa forma me conforta é saber que matemática será muito pior...


...Que enxerguemos o fato
De termos acessórios para nossa oração.
Separados ou adjuntos, nominais ou não,
Façamos parte do contexto da crônica
E de todas as capas de edição especial.

4 comentários:

  1. Obrigado por me citar, ainda que indiretamente, em seu blog, Leandra. Parabéns pelas linhas e força sempre!

    Adriano

    ResponderExcluir
  2. Leeeee, fiquei curiosa! Que curso esta fazendo?
    Fora que mudou varias regras gramaticais ne? Entao e como comecar de novo mesmo!!! Boa sorte! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Obrigada querido Anônimo...rs
    Posso dizer que suas aulas têm sido uma inspiração para voltar a escrever.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina, tudo bem?
    Saudades de você!
    Estou fazendo curso preparatório para concurso público.
    Remexendo o baú e revendo antigos conceitos, mas também aprendendo coisas bizarras! rs
    Beijo grande e obrigada

    ResponderExcluir